domingo, 26 de julho de 2009

TESE DA UNIDADE NO CONUNE

        Estas foram as bandeiras defendidas na tese que a delegação do Movimento de Unidade na Unisinos defendeu para a Unisinos na jornada ao 51º CONUNE entre os dias 15 a 19 de julho na UnB:

- AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: Constantemente os currículos dos cursos que a Unisinos disponibiliza são alterados sem a consulta dos estudantes. Defendemos que os estudantes tenham voz para decidir que disciplinas cursarem.

- DEMOCRACIA: Atualmente os estudantes da Unisinos não têm o poder de decidirem quem reitoria a universidade. Acreditamos que os estudantes devem ter poder de voto em igualdade a professores e administradores, para escolherem seu reitor e decidirem em órgãos colegiados sobre demais questões que lhes dizem respeito.

- AMPLIAÇÃO DO ACESSO: O Programa Universidade para Todos (ProUni) diversificou o perfil do estudante universitário possibilitando ao estudante de baixa renda que estudou em escola pública o acesso as universidades privadas como a Unisinos. Defendemos a duplicação das vagas gratuitas oferecidas na rede privada.

- ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Medidas estaduais como a meia-passagem intermunicipal para estudantes que está em votação na Assembléia Legislativa (e que por sinal é uma proposta antiga dentre os 72 anos da UNE) e a proposta do Plano Nacional de Assistência Estudantil possibilitarão que mais jovens possam cursar uma universidade de qualidade como a Unisinos e ter possibilidades reais de permanência.

- REGULARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO / REFORMA UNIVERSITÁRIA : Todas essas propostas se inserem na Reforma Universitária que a UNE defende no Legislativo, por isso trouxemos esse debate para os estudantes nas salas de aula. Adaptamos-nos e nos unimos a nova proposta da UNE em realizar eleições por urnas, porque assim percebemos que o processo de escolha dos delegados representantes da Unisinos ao 51º CONUNE será mais democrático e plural, representando a opinião de todos os estudantes da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário